Na visão da MG Fibras Brasil, o melhor caminho para alavancar o desenvolvimento sustentável é ter a sustentabilidade inserida na própria estratégia de negócios. Por isso, além de certificações relevantes como a ISO 14001 e OHSAS 18001, a empresa busca ir além. Uma mostra disso é a linha de fibras recicladas da empresa, entre elas a inovadora Alya Eco.
- A matéria-prima para a fabricação de Alya Eco são flakes de poliéster obtidos a partir da reciclagem de garrafas PET usadas.
- Os flakes são fornecidos pela ReciPoços, moderna unidade de reciclagem de embalagens PET da MG Fibras Brasil.
- Num ciclo virtuoso, descartes de garrafas PET são transformados em fibras de poliéster que entram na confecção de roupas, carpetes e outros artigos têxteis que levam a causa ecológica em sua essência.
- Além do aspecto ambiental, a reciclagem de PET favorece a geração de renda de milhares de famílias organizadas em cooperativas que recolhem as embalagens usadas.
A sustentabilidade está presente também no processo de fabricação das fibras convencionais. As eventuais perdas passam por uma reciclagem química, transformando-se novamente em polímeros que vão realimentar o processo produtivo das fibras, reduzindo, portanto, o consumo das matérias-primas de fonte petroquímica usadas na fabricação do poliéster.
Em síntese, essas práticas da MG Fibras Brasil mostram que o conceito dos 3 R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) pode ser bem aplicado não apenas na gestão das operações, mas também para gerar produtos de qualidade, que agregam valor aos negócios da empresa e dos clientes, ao meio ambiente e à sociedade.