PET-PCR: RESINA PET RECICLADA

Produto e Tecnologia

Integrante do grupo líder de mercado sul-americano em resinas para embalagens PET e fibras de poliéster, a M&G Fibras Brasil capacitou a sua unidade fabril, na cidade de Poços de Caldas/MG, com a mais alta tecnologia para produzir o PET-PCR para aplicação em embalagem para contato com o alimento.

A obtenção do PET-PCR inicia-se pela fabricação de flakes PET por meio de uma linha de lavagem de garrafas PET dotada de sistemas de seleção automática de garrafas e de flakes PET com tecnologia NIR (espectroscopia de infravermelho próximo), que garante o mais alto nível de descontaminação por ser totalmente automatizada.

floco

O flakes PET é submetido então à etapa de refusão utilizando processo de extrusão com tecnologia aprovada pelo FDA para fins alimentícios, sendo complementada com uma etapa final de pós-condensação sólida em processo contínuo, na qual o PET-PCR obtém suas características finais, permitindo que o PET-PCR seja utilizado nas aplicações típicas de resina PET em até 100%, mantendo características semelhantes à resina PET virgem.

Além das rotinas de boas práticas de fabricação e de rastreabilidade, a estabilidade dos parâmetros do produto final é assegurada pelos sistemas de controle de processo via programador lógico-controlável (PLC) em todas as etapas do processo produtivo.

Controle de Qualidade

Complementando o monitoramento do processo produtivo, a qualidade do produto final é garantida por meio do Laboratório de Controle de Qualidade, montado e capacitado com as características importantes para o desempenho do PET-PCR na sua aplicação final, tais como:
• viscosidade Intrínseca avaliada via viscosimetria capilar de solução;
• cor L e cor b* avaliadas via colorímetro;
• acetaldeído avaliado via cromatografia gasosa;
• voláteis residuais avaliados via cromatografia gasosa com espectroscopia de massas (CG-MS);

IMG_7110

Sustentabilidade

A tecnologia de última geração empregada no processo de lavagem permite obter Flakes PET de alto grau de descontaminação com consumo reduzido de água. Todo efluente líquido gerado no processo é tratado em estação de tratamento biológico e físico-químico, que confere ao efluente tratado e parâmetros de qualidade adequados para a sua destinação ao meio ambiente ou para reuso, ampliando ainda mais a sustentabilidade do processo de reciclagem, cujo sistema de gestão é certificado pela ISO 14000.

Social

Honrando seu compromisso e responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente, a M&G Fibras Brasil estimula e privilegia a captação de reciclados por Associações, Cooperativas e Redes de catadores, em sintonia com a atual Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).